terça-feira, 23 de março de 2021

Cerimônias

Nos livros da série Gatos Guerreiros, as cerimônias indicam a transição de algum personagem de um status para outro. Por exemplo, a transição de filhote para aprendiz, de aprendiz para guerreiro, etc.


Cerimônia de aprendiz


Uma cerimônia de aprendiz é realizada quando um filhote está pronto para se torna um aprendiz, geralmente com a idade de seis luas.

Quando um filhote vira aprendiz seu nome é alterado. No lugar do prefixo "Filhote", que ele utilizava anteriormente, seu nome começará com o prefixo "Pata", mostrando o caminho em que suas patas estão agora.

O líder do Clã convoca uma reunião no Clã para indicar um novo aprendiz e designar um mentor para ele. As seguintes palavras são usadas, por tradição:

Líder: (nome do filhote), você atingiu a idade de seis luas, e é hora de você se tornar um aprendiz. A partir deste dia, até receber seu nome de guerreiro, você será conhecido como (novo nome, começando com o prefixo "Pata"). Seu mentor será (nome do guerreiro). Espero que ele/ela lhe ensine tudo o que aprendeu.

O líder chama o guerreiro que escolheu como mentor. 

Líder: (nome do mentor) , você está pronto para ter um aprendiz. Você recebeu um excelente treinamento de (antigo mentor) e demonstrou ser (qualidade) e (qualidade). Você será o mentor de (aprendiz) e espero que passe para ele/ela tudo o que aprendeu.

O mentor, então, toca com seu nariz no nariz do aprendiz. O clã cumprimenta o novo aprendiz, chamando-o por seu novo nome. Depois disso, o aprendiz vai cumprimentar os gatos que são mais próximos dele.


Cerimônia de aprendiz de curandeiro


O líder convoca uma reunião no Clã, depois que o curandeiro anuncia que pretende ser mentor de alguém. Após a cerimônia, o clã cumprimenta o novo aprendiz.

Na meia-lua seguinte a cerimônia, o curandeiro vai com o aprendiz até o local sagrado dos Clãs, a Pedra da Lua (futuramente a Poça da Lua) para apresentá-lo aos ancestrais guerreiros, onde o aprendiz confirma o desejo de se tornar um curandeiro. As seguintes palavras são usadas, por tradição:

Curandeiro: (nome do aprendiz), é de sua vontade conhecer os mistérios do Clã das Estrelas como um aprendiz de curandeiro?

Aprendiz: Sim.

Curandeiro: Então se aproxime.

Gato da medicina: Guerreiros do Clã das Estrelas, eu apresento a vocês este aprendiz. Ele escolheu se tornar um curandeiro. Conceda-lhe sua sabedoria e discernimento para que que ele possa compreender os caminhos do Clã das Estrelas e curar seu clã de acordo com a sua vontade.

Então, ambos tocam na Pedra da Lua com o nariz (ou bebem da Poça da Lua) e tem sonhos com o Clã das Estrelas.


Cerimônia de guerreiro


Uma cerimônia de guerreiro é realizada na qual um aprendiz finalmente recebe seu nome de guerreiro.

Um aprendizado geralmente dura seis luas ou mais. Assim que o mentor estiver satisfeito com o progresso e as habilidades de seu aprendiz, ele avisará ao líder do clã que seu aprendiz está pronto para virar um guerreiro. Em seguida, o aprendiz deve passar por uma avaliação, na qual suas habilidades como guerreiro são checadas.  Nos casos em que o aprendiz acaba de fazer uma contribuição importante para o Clã, o líder pode decidir que não há necessidade de uma avaliação (por exemplo, quando Pata de Fogo e Pata Cinzenta resgataram os filhotes que foram raptados pelo Clã das Sombras).

Se o líder do clã estiver satisfeito, ele convoca uma reunião no clã e chama o aprendiz para a frente. As seguintes palavras são usadas, por tradição:

Líder: Eu, (nome do líder), líder do (clã), convoco meus ancestrais guerreiros para olhar por este aprendiz. Ele treinou muito para entender os métodos de seu nobre código, e eu o recomendo ao Clã das Estrelas como um guerreiro.

Líder: (nome do aprendiz), você promete seguir o Código de Guerreiros e defender seu clã, mesmo que custe a sua vida?

Aprendiz: Sim.

Líder: Então, pelos poderes concedidos a mim pelo Clã das Estrelas , eu dou a você o seu nome de guerreiro. (nome de aprendiz), a partir deste momento você será conhecido como (novo nome do guerreiro). Que o Clã das Estrelas honre suas (virtudes), e nós lhes damos boas-vindas como um guerreiro do clã..

O líder apoia o focinho na cabeça do novo guerreiro. O resto do Clã então saúda o novo guerreiro chamando-o por seu novo nome. O guerreiro fará uma vigília silenciosa guardando o acampamento naquela noite.

Virtudes

Durante a cerimônia do guerreiro do aprendiz, duas virtudes principais do aprendiz são listadas. A primeira é, geralmente, a coragem. Alguns exemplos de virtudes citadas são: bravura, compaixão, inteligência, lealdade, força e habilidades de luta. 


Cerimônia de guerreiro (quando o aprendiz está morrendo)


Quando um aprendiz está à beira da morte e provou ser digno de um nome de guerreiro, há uma cerimônia especial, usada para que o aprendiz possa levar o nome de um guerreiro ao Clã das Estrelas.

Líder: Peço aos meus ancestrais guerreiros que olhem por esse aprendiz. Ele aprendeu o Código de Guerreiros e deu sua vida a serviço do clã.  Que o Clã das Estrelas o receba com um guerreiro. Ele será conhecido como (novo nome).


Cerimônia de representante


Uma cerimônia de representante ocorre quando o atual representante do clã morre, se aposenta, é exilado ou é promovido a líder, sendo necessário que um novo seja eleito. Segundo o Código de Guerreiros, o clã não deve ficar sem representante nem por um dia, por isso ele deve ser nomeado antes do luar do dia em que o posto ficou vago e deve ter tido, ao menos, um aprendiz.

O líder convoca uma reunião do Clã e realiza a cerimônia anunciando estas palavras:

Líder: Eu digo essas palavras ante o Clã das Estrelas, para que os espíritos de nossos ancestrais guerreiros possam ouvir e aprovar minha escolha. O novo representante do clã é (nome do guerreiro). 

Cerimônia de liderança


Uma cerimônia de liderança ocorre quando um representante recebe suas nove vidas e seu nome é alterado para começar com o prefixo "Estrela".
O novo líder vai para a Pedra da Lua (ou Poça da Lua ) com o gato curandeiro do Clã . Depois de tocar na pedra (ou beber da água da poça), o novo líder não pode se mover por um curto período de tempo, porque sua antiga vida está sendo arrancada para que ele possa receber suas nove vidas novas. 
Ao despertar, os gatos do Clã das Estrelas descem do Tule de Prata. Nove gatos, normalmente aqueles que foram significativos durante a vida do novo líder ou para a história do clã, embora este nem sempre seja o caso, são responsáveis por falar com o líder. Durante a cerimônia de liderança, nove vidas são dadas ao novo líder. Essas vidas são virtudes ou traços de que o líder não tem e/ou vai precisar mais, para auxiliá-los durante a difícil jornada que terão pela frente e para torna a liderança deles mais justa.
Cada vida que o novo líder recebe costuma causar-lhe uma imensa dor, como forma de prepará-lo para o trabalho árduo que terá pela frente. No entanto, algumas vidas, dependendo do gato que está presenteado o líder, podem vir de forma suave, como é o caso da vida dada por Folha Manchada para Estrela de Fogo, que representava o dom do amor.
Frequentemente, depois que todas as vidas são dadas, o líder anterior conduz a coroação para o novo líder. No entanto, às vezes o líder anterior não fala na cerimônia, ou não se sabe se eles estão realmente presentes, e outro gato conduzirá a coroação do novo líder - geralmente o último gato a dar-lhe uma vida, mas também pode ser realizado por todos os gatos presentes na cerimônia ao mesmo tempo.
Assim como os gatos da floresta chamam um guerreiro por seu novo nome, os gatos do Clã das Estrelas aclamam o novo líder. Após a cerimônia, o novo líder não é pode relatar o que viu ou ouviu, exceto para o curandeiro do clã.
Ter nove vidas não significa necessariamente que um líder viverá mais, mas ele pode sobreviver a certos acidentes ou ferimentos que normalmente tirariam a vida de um gato. No entanto, existem feridas tão graves que nem mesmo o Clã das Estrelas pode curar, como a que Flagelo infligiu a Estrela Tigrada.


Cerimônia de Curandeiro



A cerimônia curandeiro é quando um aprendiz de curandeiro recebe autorização de se tornar um curandeiro. Normalmente, o tempo de aprendizado de um aprendiz de curandeiro é maior do que o de um aprendiz normal, pois o gato deve aprender sobre todas as ervas disponíveis e sobre os melhores tratamentos para doenças e ferimentos .
Uma vez que o aprendiz esteja pronto, ele e o seu mentor vão até a Pedra da Lua (ou Poça da Lua), juntamente com os curandeiros dos outros clãs e seus aprendizes. Essa é a única cerimônia, com exceção da de liderança, que não é conduzida pelo líder. As seguintes palavras são usadas, por tradição:

Curandeiro: Eu, (nome do curandeiro), curandeiro do (clã), convoco meus ancestrais guerreiros para olhar por este aprendiz. (Ele /ela) treinou muito para entender os costumes de um curandeiro, e com a sua ajuda (ele / ela) servirá ao seu clã por muitas luas. (nome do aprendiz), você promete seguir os caminhos de um curandeiro e fugir da rivalidade entre os clãs, protegendo todos os gatos igualmente, mesmo à custa de sua vida?
Aprendiz: Sim.
Curandeiro: Então, pelos poderes concedidos a mim pelo Clã das Estrelas, eu dou a você seu verdadeiro nome de curandeiro. (nome do aprendiz), a partir deste momento você será conhecido como (novo nome). O Clã das Estrelas honra suas (virtudes), e lhe damos as boas-vindas como um curandeiro.
O novo curandeiro é cumprimentado por seu antigo mentor e pelos demais curandeiros e aprendizes de curandeiros.


Cerimônia de mudança de nome



Quando o nome de um gato não mais retrata quem ele é, um líder do clã pode realizar uma cerimônia para mudá-lo para um novo nome. Normalmente, o nome é alterado devido a uma lesão, como quando Meio-rabo recebeu esse novo nome após ter sua cauda mordida por um texugo. No entanto, ele também pode ser alterado se um gato foi nomeado incorretamente ou de forma cruel e o líder deseja retificar o erro, como quando Estrela de Fogo alterou o nome de Rosto Perdido para Coração Brilhante.

O líder convoca uma reunião no clã e realiza a mudança com as seguintes palavras:

Líder: Espíritos do Clã das Estrelas, vocês conhecem cada gato pelo seu nome. Peço-lhes agora que retire o nome do gato que vocês veem diante de vocês, pois ele não representa mais o que ele é. Segundo minha autoridade como líder do clã, e com a aprovação de nossos ancestrais guerreiros, eu dou um novo nome a este gato. A partir deste momento, ele/ela passará a ser conhecido como (novo nome), pois (motivo da troca).

Alguns gatos que tiveram o nome alterado: Meio-rabo, Caolha, Rosto Perdido/Coração Brilhante.

Um comentário:

  1. falta algumas de exilação, exilação em bando ou cerimonia de entrada (quando um isolado entra no clã)

    ResponderExcluir