sexta-feira, 3 de março de 2017

A Origem dos Clãs

Há muitas luas, a floresta era um deserto, um território completamente selvagem. Os gatos entraram na floresta, atraídos pelos suaves murmurinhos de pequenas criaturas, pela sombra fresca, e pelo súbito tumulto de asas de pássaros nas árvores. Os gatos viviam em pequenos grupos (que ainda não eram os Clãs) e não havia fronteiras estabelecidas. Eles lutavam constantemente, temerosos de que a presa pudesse acabar e de que seus territórios fossem invadidos. Foi um tempo sem lei, sangrento para a floresta, e muitos gatos morreram.
Certa noite, quando a lua estava cheia, os gatos concordaram em se encontrar em uma clareira na floresta cercada por quatro grandes carvalhos. Seguiu-se uma terrível batalha, e logo o solo ficou molhado com o sangue derramado.
Muitos gatos morreram naquela noite. Quando os sobreviventes acordaram, todos à sua volta viram os espíritos de seus parentes mortos, não mais dilacerados e ensanguentados, mas brilhando como estrelas caídas. Os sobreviventes se amontoavam no chão e, enquanto os espíritos falavam, viram terríveis visões do futuro. Eles sabiam que a luta tinha que acabar.
"Unam-se ou morram", disseram os espíritos. Quatro gatos - Sombra, Rio, Vento e Trovão - avançaram alegando que poderiam individualmente unir a floresta com suas forças. Os espíritos dos parentes mortos falaram de novo: "A floresta é grande o suficiente para alimentar todas as suas famílias e muitos outros... Vocês devem encontrar outros gatos como vocês, escolher uma casa na floresta e estabelecer fronteiras". Nesse momento, a lua se libertou das nuvens, revelando um círculo de espíritos-gatos estrelados em torno da borda da clareira - o Clã das Estrelas. Um espírito-gato branco deu um passo à frente. "Se vocês fizerem isso", ele miou, "vamos recompensá-los com mais oito vidas, de modo que vocês possam comandar seus clãs por muitas luas." O Clã das Estrelas prometeu vigiar os Clãs do Tule de Prata, um caminho lotado de estrelas que varre o céu noturno, visitar os líderes dos Clãs em seus sonhos e guiá-los em suas viagens. Os espíritos proclamaram que os quatro Clãs se encontrariam na lua cheia uma vez por mês nas Quatro-árvores para uma noite de trégua.
Trovão, Rio, Vento e Sombra foram declarados guerreiros pelos gatos-espíritos. "De agora em diante, vocês viverão com um Código de Guerreiros, seus corações serão cheios de coragem e nobreza, e quando lutarem, não será por ganância, mas por honra e justiça". E assim a era dos Clãs guerreiros começou - Clã das Sombras, Clã do Rio, Clã do Vento e Clã do Trovão.
Não há sempre paz entre os clãs, mas isso é de se esperar - os gatos nascem com garras e dentes por uma razão. Ainda assim, enquanto eles viverem de acordo com o Código de Guerreiros, seus antepassados ​​caídos os vigiariam e guiariam através de suas vidas.

Essa história é contada de forma mais elaborada no arco *Amanhecer dos Clãs*, que é composto por seis livros: A trilha do sol, Trovão nascente, A primeira batalha, A estrela flamejante, Uma floresta dividida e Caminhos das estrelas. Todos esses livros já foram lançados (se quiser conferir as capas e as sinopses desses livros basta procurar por eles na página "Livros"). Cronologicamente, eles se passam muito antes do Arco Original (que começa com "Na floresta").